O tratamento do câncer de mama é eficaz em muitos casos, podendo levar à cura da doença ou, pelo menos, aumentar a qualidade de vida da mulher. Quanto mais cedo o tumor é descoberto, maiores são as chances de eliminar as células cancerosas.
As técnicas consistem em combater essas células que sofreram mutações e levaram ao desenvolvimento do tumor maligno. O câncer de mama é, portanto, o crescimento descontrolado de células com alguma anomalia que se aglomeram em forma de nódulos.
Existem diferentes tipos da doença, o que faz com que as características dos tumores variem. Por isso, o tratamento pode ser feito por meio de várias técnicas, dependendo da necessidade da mulher. Continue lendo para saber como é feito o tratamento e o que se pode esperar dele!
Tratamento do câncer de mama
O ideal é que o tratamento do câncer de mama seja iniciado o mais cedo possível para aumentar as chances de cura. Quanto mais o tempo passa, mais agressiva a doença se torna e pode se espalhar pelo organismo.
Mas como existem diferentes tipos dela, a técnica adotada varia em função da necessidade da mulher e do tumor que ela desenvolveu. Nenhum caso é igual ao outro, portanto, não existe um procedimento único que seja aplicado para todas as pacientes.
Para algumas somente a cirurgia pode ser suficiente. Para outras é preciso combinar mais de um tratamento. Quando o tumor é muito grande pode ser melhor realizar, por exemplo, a quimioterapia e depois a cirurgia. Mas também pode acontecer de a cirurgia ser mais interessante primeiro, seguida de radioterapia ou hormonioterapia.
Sendo assim, apenas por meio da avaliação de cada caso o médico oncologista definirá qual é o melhor procedimento e como serão as etapas do tratamento. De toda forma, o intuito é preservar ao máximo a mama, evitar a proliferação das células cancerosas e aumentar as chances de cura.
Quando a doença está em estágio inicial o tratamento é menos agressivo e as chances de conservar a mama são maiores. Porém, nos estágios avançados pode ser necessária a mastectomia total para não colocar a vida da mulher em risco. A seguir falamos um pouco das técnicas comumente utilizadas. Acompanhe.
Cirurgia
A extensão da cirurgia para tratamento do câncer de mama varia de acordo com o tamanho do tumor, a quantidade deles e o volume da mama. Sempre que possível o médico prefere adotar técnicas menos radicais, como a setorectomia e a quadrantectomia, que removem apenas uma parte da mama.
Porém, quando o tumor é muito grande ou existem diversos pode ser preciso recorrer à mastectomia total. Toda a mama é removida para evitar que a doença se espalhe pelo organismo. Algumas mulheres podem precisar de quimioterapia, hormonioterapia ou radioterapia em seguida.
Quimioterapia
Consiste na administração de medicamentos que combatem as células cancerosas e evitam a sua proliferação. A quimioterapia pode ser feita com substâncias diferentes e ainda por via intravenosa ou comprimidos orais.
Radioterapia
Esse tipo de tratamento para o câncer é feito por meio da irradiação de raios X ou Gama na mama que foi afetada pela doença. Assim como na quimioterapia, o intuito é combater e evitar a proliferação das células cancerosas, bem como prevenir a sua recidiva.
Hormonioterapia
Essa técnica é indicada para os tumores que apresentam reação aos hormônios produzidos pelo organismo da mulher. Quando isso acontece eles se aproveitam dos estímulos provocados por esses hormônios para se proliferar. Medicações como Tamoxifeno reduzem as taxas hormonais para evitar o agravamento da doença.
Imunoterapia
As células malignas conseguem driblar o sistema de defesa do organismo e, por isso, se proliferam desordenadamente. Nesse tratamento o sistema imunológico é estimulado para que ele mesmo consiga identificar essas células e combatê-las.
Combinando as diferentes técnicas é possível obter cerca de 400 tipos de tratamento do câncer de mama. Somente um bom profissional pode identificar as necessidades da mulher com base em suas características e do tumor, para proceder adequadamente e aumentar as chances de cura, minimizando os impactos da doença na saúde e qualidade de vida.
O diagnóstico precoce dessa doença aumenta significativamente as chances de cura. Veja em nosso outro artigo quais são os principais sintomas do câncer de mama para identificá-la o mais cedo possível.