Recentemente, a mídia, os médicos e demais profissionais de saúde vêm sendo muito incisivos ao divulgar a importância de apostar na proteção e na prevenção contra as temidas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Entre essas formas de prevenção, um dos mais populares é o preservativo (a popular camisinha), um dos métodos mais seguros que existem atualmente.
Você pode até não saber, mas existem vários tipos de preservativo! Eles são produzidos em uma grande variedade de produtos e especificações, que podem atender com maestria às suas preferências, ao mesmo tempo em que deixa você e seu parceiro ou parceira muito mais seguros e confortáveis. Confira o texto a seguir e descubra qual é a melhor alternativa disponível para você!
1. Preservativo com gel retardante
A ejaculação precoce é um problema recorrente em uma parcela nada desprezível dos homens e, embora já haja uma boa discussão a respeito do tema em nossa sociedade, o assunto ainda é tabu para boa parte da população. O ideal, nesse caso, é procurar por ajuda médica, mas existe um artigo simples que pode ajudar na hora “H”.
Trata-se do preservativo com gel retardante. Embora ele não seja um tratamento propriamente dito, essa camisinha possui, em sua superfície, um produto que dessensibiliza o pênis e a glande, ou seja, que faz com que o indivíduo demore mais tempo para sentir prazer e, consequentemente, para atingir o seu orgasmo.
2. Camisinhas texturizadas
A camisinhas texturizadas foram feitas para conferir um pouco mais de prazer às mulheres. Elas são bastante parecidas com os preservativos comuns, mas têm alguns discretos relevos e reentrâncias, que têm a função de gerar mais contato e um pouco mais de pressão nos locais certos, no interior do canal vaginal.
Vale lembrar que esse produto é tão seguro e eficiente quanto qualquer outro, com os mesmos percentuais de eficácia. Essa maior fricção acaba dando mais prazer ao público feminino, aumentando a estimulação. Existem texturas de vários tipos e formatos; cada casal deve descobrir qual é a sua opção favorita.
3. Preservativos latex-free
Existem muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, que apresentam algum tipo de alergia aos componentes que estão presentes nos preservativos, o que pode acabar causando dores e desconfortos na hora do sexo. Não é difícil perceber que esse não é um momento propício para esse incômodo e, por isso, foram criados os preservativos latex-free.
Como o próprio nome já diz, eles não possuem látex em sua formulação. Há vários tipos disponíveis no mercado brasileiro. No exterior, inclusive, há uma alternativa muito conhecida, que é a feita com pele de carneiro. De qualquer maneira, é uma alternativa para que os alérgicos possam ter seu prazer e segurança com o máximo conforto.
4. Camisinha extra grande
Por mais que você já deva saber que a camisinha é extremamente elástica e pode aumentar consideravelmente de superfície, alguns homens reclamam que elas causam dores e desconforto em seu órgão sexual, por ficarem apertadas ou muito justas. Por isso, muitos fabricantes apostaram na produção de camisinhas extra grandes.
Enquanto as marcas e modelos comuns variam entre 52 a 53 milímetros, os mais bem dotados podem estender os olhos um pouco além nas prateleiras e, sem dificuldades, encontrar alternativas que meçam entre 56 a 58 mm. Em casas especializadas, como sex shops, é possível achar tamanhos ainda mais amplos.
5. Preservativos com espermicida
Pouca gente sabe, mas os preservativos, embora altamente eficientes, não garantem 100% de proteção da concepção. Por isso, alguns fabricantes investem em modelos que possuam um componente auxiliar como método contraceptivo, como no caso das camisinhas que contêm gel espermicida em sua superfície.
Esses géis servem para matar os espermatozoides, funcionando até mesmo com um algo a mais, caso aconteça um pequeno acidente, como a ruptura do produto. Dessa maneira, as chances de gravidez se tornam ainda mais remotas.
6. Camisinha extrafina
Você é daqueles que já está cansado de ter que utilizar preservativos em todas as relações e acha que eles tiram um pouco do prazer do casal? Existe uma alternativa que pode ajudar nessa situação, sem fazer com que você e sua parceira ou parceiro precisem estar em risco ou que acabem tendo uma gravidez indesejada.
As camisinhas extrafinas estão entre as mais vendidas do mercado e, embora sejam muito sensíveis, não perdem a sua resistência. Elas também são uma opção para que as mulheres não aceitem desculpas esfarrapadas dos parceiros e fiquem sempre protegidas.
7. Preservativo com sabores variados
Quer trazer um pouco de pimenta e disposição para o seu relacionamento? Então não deixe de experimentar os preservativos com sabores. Eles são bastante divertidos e ajudam a acabar com a rotina da relação. Além disso, são uma grande escolha para quem não gosta do cheiro e do sabor do látex.
No mercado de hoje, você pode encontrar muitas variedades e tipos, que podem incluir desde um mix de frutas até as tradicionais versões individuais, como uva, morango, chocolate, abacaxi, menta e muito mais.
8. Camisinha feminina
A camisinha chegou ao mercado há alguns anos e continua sendo uma das opções preferidas de muitas mulheres e homens. Infelizmente, muita gente ainda não conhece esse produto, mas, embora a sua aparência não seja muito discreta, ele apresenta excelentes níveis de segurança e sensibilidade.
Em caso de parceiros teimosos e radicais quanto ao uso de proteção, essa pode ser a melhor saída para que o público feminino possa se prevenir contra doenças e uma gestação não planejada. Assim como a camisinha comum, ela está à venda e a sua distribuição é gratuita em postos e estabelecimentos de saúde.
9. Preservativo hot e ice
Por fim, um dos tipos de preservativo que você não pode deixar de conhecer são as camisinhas hot e ice. Como o próprio nome já diz, são camisinhas que possuem produtos que aquecem ou esfriam as áreas nas quais há contato, conforme os parceiros realizam a fricção ao fazer os movimentos de penetração.
Como você pode ver, existem muitos tipos de preservativo. Dessa maneira, não há desculpas para não ficar protegido, não é mesmo?
Gostou de conhecer os principais tipos de preservativo? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então não perca mais tempo e assine, de maneira inteiramente gratuita, a nossa newsletter!