Tipos de mastectomia, conceito e mais!
Tipos de mastectomia – A mastectomia é um procedimento cirúrgico no qual a mama ou parte dela é retirada, normalmente, por causa do câncer de mama que atinge de forma prevalente o público feminino. Existem diversos tipos de mastectomia e a aplicação de cada um dependerá de cada caso.
O câncer de mama aqui no nosso país é um dos que mais mata. Segundo uma reportagem na revista Veja, o câncer de mama já matou quase 13 mil pessoas aqui no Brasil em 2010 e a cirurgia é a melhor forma de tentar solucionar a doença.
Saiba mais agora sobre essa cirurgia, como ela é feita e tire as suas dúvidas!
O que é mastectomia?
A mastectomia é uma cirurgia que tem como objetivo a retirada de uma ou das duas mamas. A meta é impedir que o câncer se espalhe pelo corpo e assim, melhorar o prognóstico. Pode remover, além dos tecidos próprios do local, algumas partes próximas como os gânglios linfáticos que fazem parte do sistema circulatório.
Atualmente, as mulheres contam com a opção de reconstrução da mama na mesma cirurgia. Assim, ela pode “deixar acertado” com o cirurgião para que ao retirar a mama, a prótese de silicone seja colocada no mesmo instante se for possível.
Quais os tipos de mastectomia?
1. Mastectomia preventiva
Esse é o famoso caso da atriz Angelina Jolie que removeu as mamas após os médicos informarem que ela possuía 87% de chance de desenvolver a doença. Em casos assim, a paciente pode optar pelo procedimento cirúrgico de forma a evitar que um problema maior aconteça.
Assim, esse tipo é indicado para aquelas que realmente apresentam uma grande chance de desenvolver o câncer, possui um importante histórico familiar da doença ou que possuem alguma alteração genética. Essas alterações são próprias do câncer e são mais conhecidas como BRCA1 e BRCA2. Para saber essa informação, é necessário realizar um exame genético específico.
2. Mastectomia parcial
É um tipo de cirurgia utilizada para a retirada de tumor benigno, ou seja, aqui não estamos falando de câncer, mas sim de um nódulo. Dessa forma, a mastectomia parcial – também chamada de setorectomia ou quadrantectomia – pode ser realizada sem maiores consequências.
3. Mastectomia simples ou total
Aqui, todas as glândulas mamárias são removidas completamente e também outras partes como a pele, o mamilo e a aréola. É utilizada nos casos em que o câncer foi identificado de forma precoce e que, com o procedimento, não há chances de ocorrer metástase (câncer se espalha para outras partes do corpo).
4. Mastectomia radical
Na mastectomia radical retira-se um pouco mais de tecido em comparação com a simples. Aqui são retirados músculos e os gânglios que ficam localizados na área da axila. Quanto aos músculos, existem algumas variantes:
- mastectomia de Patey: mantém-se o músculo peitoral maior;
- mastectomia de Madden: tanto o peitoral maior quanto o menor são preservados;
Como é o pós-operatório?
O procedimento em si dura cerca de 60 a 90 minutos e é necessário utilizar a anestesia geral ou a raquidiana. Após realizada, a paciente deve permanecer internada por 1 a 2 dias, mas isso também depende do tipo de cirurgia, se houve a retirada de uma ou das duas mamas.
Em casa, é necessário tomar todas as medicações prescritas e no horário designado pelo médico. Após 7 a 10 dias a paciente deve retornar ao consultório médico para uma avaliação. No caso de retirada dos gânglios, pode ser necessário realizar fisioterapia para evitar a formação de edema.
Gostou das nossas dicas então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados e curta a nossa página no Facebook para saber de muitas outras novidades!
Ficou com alguma dúvida quanto aos tipos de mastectomia? Comente aqui!