Teste de gravidez de farmácia é confiável?
Quando se está em dúvida sobre uma possível gravidez, o que a mulher mais deseja é confirmar, ou não, o fato o quanto antes. Como os resultados de exames de laboratório podem demorar alguns dias, aumentando a ansiedade, o teste de gravidez de farmácia é muito procurado.
Mas será que esse tipo de teste realmente funciona e não vai indicar um resultado falso? Neste artigo vamos responder a essa e a outras perguntas sobre o assunto. Acompanhe!
Como funciona o teste de gravidez de farmácia?
Para quem está com pressa de saber se está grávida ou não, o teste de gravidez de farmácia é a melhor opção para acabar com a dúvida. Ele é prático, tem um preço acessível e é feito em casa, com conforto e tranquilidade, além de revelar o resultado em poucos minutos. Isso é possível porque o teste de gravidez de farmácia funciona com reações químicas. Elas acontecem entre os hormônios presentes na urina e os anticorpos contidos na fita.
Quando o material do teste entra em contato com a urina, ele a absorve e faz com que os anticorpos da fita fiquem solúveis. Se houver a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana), produzido quando o óvulo é fecundado, a reação se inicia. Os anticorpos se prendem ao hormônio e ambos “caminham” pela fita até o ponto da linha de resultado. Ali eles provocam a reação química que libera o pigmento que faz aparecer a segunda linha no teste, a de positivo.
Apenas uma linha não indica gravidez, pois ela aparece somente para indicar que o teste foi feito da maneira correta.
Existem diversos tipos de teste de gravidez de farmácia, com formatos e inscrições diferentes e também com indicações que facilitam saber se o resultado é positivo ou negativo. No entanto, todos funcionam do mesmo modo, reagindo com o hormônio presente na urina.
O teste de farmácia pode dar errado?
O teste de gravidez de farmácia costuma apontar mais de 99% de precisão, no entanto ele pode dar errado em algumas circunstâncias especiais. Veja a seguir quais são elas:
1. Ao fazer o teste cedo demais
Embora alguns testes indiquem que é possível diagnosticar a gravidez no primeiro dia de atraso da menstruação, o ideal é esperar uma semana de atraso para que o organismo possa produzir o hCG em quantidade suficiente para causar a reação química.
2. Ao fazer o teste no meio do dia
O ideal é fazer o teste utilizando a primeira urina do dia. Ela é mais concentrada, e em caso de gravidez, contém maior quantidade de hormônio. Fazer o teste no meio do dia pode resultar num falso negativo.
3. Ao usar um teste vencido
Se o teste estiver fora da data de validade ele pode acusar resultado falso também. Confira a validade e evite armazená-lo em casa. Compre o teste somente quando for utilizar.
4. Ao fazer uso de alguns medicamentos
Alguns medicamentos para estimular a ovulação e tratar a infertilidade podem conter o hCG e acusar um resultado falso positivo.
5. Ao apresentar alterações hormonais
As alterações hormonais, como nos casos de aborto recente ou gravidez molar, podem acusar o falso positivo também, pela alta concentração de hCG que ainda pode estar presente no organismo.
6. Ao apresentar problemas de saúde
Casos raros de problemas de saúde, como certos tumores, podem fazer o organismo liberar hCG e o teste de gravidez será falso positivo.
O que fazer se o teste der positivo?
Se o teste de gravidez de farmácia acusar positivo, procure um obstetra ou ginecologista. Ele vai pedir o exame de sangue para ter um diagnóstico devidamente documentado e iniciar o pré-natal.
Se o teste der negativo e a menstruação continuar atrasada, também consulte o ginecologista para descobrir o motivo desse atraso.
O teste de farmácia é eficaz e ajuda a controlar a ansiedade quando há dúvidas sobre uma gravidez. Ele é confiável e, se utilizado da maneira correta, raramente acusa um resultado falso.
Você já fez um teste de gravidez de farmácia? Ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto? Deixe seu comentário!
Gostou desse artigo? Então siga-nos no Facebook e no Instagram para conferir mais assuntos interessantes como esse!