Pós-sol: o que é, por que é importante e mais!

Pós-sol: o que é, por que é importante e mais!

pos-sol-o-que-e-por-que-e-importante-e-mais

Sol, praia e piscina são opções de lazer que praticamente todo mundo adora. O problema é que de vez em quando essa combinação não é tão boa para a pele, principalmente quando a exposição é muito intensa. Seja por que você esqueceu o protetor em casa, por que escolheu o fator de proteção errado ou mesmo tirou um cochilo e acabou se queimando demais, a sensação pode ser bastante incômoda.

A sensação de ardência, a cor avermelhada e a textura ressecada são alguns dos sinais de que você passou do ponto. Mas não se preocupe: usando um bom pós-sol a sua pele pode se recuperar e você pode conquistar um bronzeado maravilhoso! Continue a leitura deste post para entender melhor!

Quando o pós-sol é indicado?

Ao tomar sol, é comum que a pele fique um pouco ressecada, mas nesses casos somente um creme hidratante pode ser o necessário. O problema fica mais grave quando acontece o eritema — nome técnico da vermelhidão causada pela queimadura. Ele surge por conta dos raios ultravioleta, mais especificamente do UVB, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos.

Além do aspecto avermelhado, os raios UVB ativam a prostaglandina, que deixa as células nervosas bem mais sensíveis. Enquanto isso, os raios UVA estimulam a atividade de melanócitos, células que produzem melanina e resultam no tão desejado bronzeado. No entanto, além de deixar a pele mais morena, o UVA também atinge o DNA das células, que acabam ressecando e morrendo. É por esse motivo que a pele começa a descascar.

É preciso ter muito cuidado com essa situação, pois os efeitos costumam aparecer cerca de 6 a 24 horas depois da exposição ao sol. Isso leva muita gente a acreditar que está tudo bem e que pode permanecer no sol, sem saber que a pele já pode estar mais queimada do que deveria. Ao perceber o estrago, é comum que as pessoas se lembrem logo de passar um hidratante — que realmente pode ser o suficiente em casos leves de ressecamento.

Entretanto, se você perceber que a pele está vermelha e ardendo, o ideal é usar o pós-sol. Ele é formulado com ingredientes de ação calmante e anti-inflamatória, que reduzem a sensação de ardência e a vermelhidão. Um exemplo é o aloe vera, que suaviza as irritações, as inflamações e nutre a pele. Também é comum que esses produtos contenham extrato de camomila, que suaviza o tom avermelhado e tem ação calmante.

Como escolher o melhor produto?

O pós-sol pode ser escolhido assim como outros produtos, por meio do frescor, do cheiro e de outras características. Normalmente ele pode ser usado por todos os tipos de pele, mas ter cuidado com relação a algumas características pode ajudar a escolher o melhor para você.

Se a sua pele é mais oleosa ou mista, tente encontrar produtos que não sejam oleosos, pois eles podem bloquear os poros e provocar o surgimento de espinhas. Caso sua pele seja mais seca, produtos mais espessos e oleosos podem ser aplicados para nutrir a pele após a exposição ao sol.

Também é possível escolher o pós-sol de acordo com as características da pele do rosto, pois ela pode ser diferente da do restante do corpo. Algumas pessoas têm mais oleosidade nessa região, enquanto outras sofrem com o ressecamento da área. Sendo assim, não existe uma regra específica para a escolha do produto, e você deve analisar a composição e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Você ainda pode analisar qual é a melhor textura. O produto pode ser encontrado em gel, creme ou spray, e todos têm o mesmo efeito — a diferença está na preferência do consumidor.

Alguns homens preferem optar pelo spray por conta dos pelos. Há também quem prefira o gel por conta da sensação refrescante que costuma ser maior nessa versão, e assim por diante. O importante é o efeito que o pós-sol tem para reverter o desconforto e o ressecamento, além de impedir que a pele comece a descamar.

Quais são os outros produtos que podem complementar a aplicação do pós-sol?

Além do pós-sol você também pode utilizar outros produtos para evitar que os danos à sua pele sejam permanentes. A princípio, o mais indicado é sempre a prevenção, utilizando o protetor solar adequado e realizando a reaplicação sempre que necessário.

No entanto, caso isso não seja mais possível e os danos já tenham sido causados, faça uma boa esfoliação, pois ela ajuda a retirar a pele morta e destaca o bronzeado. Aplicar um produto que seja suave dia sim, dia não, é o suficiente. Você também pode aplicar algumas máscaras faciais para hidratar a região do rosto.

Fique atento apenas à possível fotossensibilidade que pode ser provocada por produtos que causam manchas de pigmentação decorridas de alergias e intoxicação. Evite principalmente aqueles que contenham álcool e frutas na composição. Além disso, beba muita água para prevenir a desidratação.

Se você quiser destacar o bronzeado, basta utilizar um autobronzeador, um gel tonalizante e/ou um pó compacto bronzeador. Mesmo quando a pele não está queimada mas foi exposta ao sol, use hidratante para que ela fique sempre bem tratada. Inclusive, depois de usar o pós-sol, o Bepantol é um dos produtos que pode ajudar a regenerar e hidratar a pele.

Como saber quando o pós-sol não é o suficiente?

Em alguns casos mais graves, utilizar apenas o pós-sol não é o suficiente. Febre alta e muita vermelhidão podem ser sinais de queimaduras de segundo grau. Além disso, quando surgem bolhas, pode ser um caso de queimadura de terceiro grau. Ao suspeitar de que a situação é mais séria do que parece, não deixe de procurar um médico. Ele avaliará os danos sofridos e, se necessário, receitará medicação e produtos para a pele — que provavelmente incluem o pós-sol.

Vale lembrar que o pós-sol não consegue reverter o envelhecimento causado na pele que já foi exposta excessivamente à radiação. Sendo assim, tente ao máximo usar a proteção adequada e se exponha ao sol apenas nos horários mais seguros — antes das 10h e depois das 16h, ou antes das 11h e depois das 17h em locais com horário de verão. Assim você evita problemas mais graves, como câncer de pele.

Vai viajar, pegar uma praia ou dar um belo mergulho na piscina? Já deixe seu pós-sol na mala, assim você pode usá-lo sempre que precisar! Aproveite e compre o seu agora mesmo!

pos-sol

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *