Mamãe: veja quais os cuidados do pós-parto
Com a chegada do bebê todas as atenções se voltam para o mais novo membro da família. Mas a mulher que acabou de se tornar mãe também precisa receber muitos cuidados, pois passou por uma situação delicada, como o parto normal ou a cesariana, e necessita recuperar-se no período pós-parto com tranquilidade e apoio.
Em um contexto onde tudo é novidade, estar preparada para as mudanças e contar com o suporte de pessoas próximas é a chave para uma boa adaptação. Veja abaixo alguns dos cuidados que devem ser tomados nessa etapa tão importante:
Atenção com os pontos
Se o bebê nasceu através de um parto normal, a mulher pode ter passado pela episiotomia, um corte feito na região genital no momento do nascimento. Caso o parto tenha sido por cesariana, haverá um corte cirúrgico na parte mais baixa da barriga.
Nos dois casos essas regiões estarão com pontos que dependem de uma boa higiene para cicatrizar adequadamente. Por isso é preciso lavar a área com sabonete neutro durante o banho e em seguida secar o local com cuidado. Em casos de dor, uma bolsa de gelo pode promover uma sensação de alívio.
Cuidado com o lóquio: o sangramento no pós-parto
Com duração média de 30 dias, esse sangramento começa avermelhado, semelhante à menstruação, e aos poucos clareia até desaparecer completamente. Existem absorventes especiais para o período, mas também é possível usar os absorventes comuns – os absorventes internos só podem ser usados depois da cicatrização da episiotomia.
Caso essa secreção venha acompanhada por mau cheiro e dor abdominal, fique alerta, pois pode haver infecção. Nesse caso, procure um médico para esclarecer os sintomas e receber as devidas orientações.
Proteja os seios durante a amamentação
O leite materno, além de ser o melhor alimento para os bebês, pode aumentar a inteligência da criança e protegê-la contra diversas doenças, como infecções respiratórias, alergias, hipertensão e diabetes, como afirma o artigo publicado na revista científica The Lancet.
Porém, podem surgir alguns obstáculos no caminho como as rachaduras nos mamilos ou dores nos seios, que dificultam esse momento tão íntimo entre mãe e filho. Para minimizar a chance desses problemas ocorrerem, tente deixar o mamilo sempre seco quando não estiver amamentando.
Por isso, se o leite do peito vazar, troque o sutiã para que a umidade não fique em contato com a pele. E caso alguma fissura já tenha surgido, as pomadas de lanolina ajudam o mamilo a cicatrizar e não precisam ser removidas do seio antes do bebê mamar novamente.
Cuide da alimentação
No período pós-parto a rotina costuma ficar tão intensa que algumas mamães se esquecem de comer ou ficam muito cansadas para cozinhar. Para não passar por isso e não precisar recorrer a lanches rápidos, consiga alguma ajuda para planejar e preparar refeições saudáveis. Pode ser uma pessoa da família, uma funcionária ou mesmo uma amiga. O importante é manter uma boa alimentação para que a recuperação seja adequada.
E se você já ouviu dizer que é preciso comer bastante canjica ou beber cerveja preta para produzir mais leite, saiba que nada disso tem fundamento científico. Beber muita água e se alimentar de maneira equilibrada é a melhor opção para manter uma boa amamentação.
Pense no planejamento familiar
As relações sexuais devem ser evitadas por aproximadamente 40 dias após o nascimento, no período conhecido como resguardo. Após essa fase, o sexo está liberado.
Entretanto, para prevenir uma nova gravidez, é preciso se cuidar! Vale lembrar que a amamentação não impede uma nova gestação, sendo preciso usar algum método contraceptivo compatível com o pós-parto. Um médico saberá fazer a melhor indicação para cada mulher.
Considerado intenso e ao mesmo tempo delicado, o pós-parto é uma fase de transição que pode ser vivida com muito mais tranquilidade quando são tomados alguns cuidados. Mesmo que no início tudo possa parecer uma grande turbulência, com o tempo uma nova rotina será estabelecida e a família se adaptará às mudanças.
Se você gostou dessas dicas, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como esse em seu e-mail! Siga-nos no Facebook e no Instagram para conferir mais assuntos interessantes como esse.