Cuidados com o corpo são cada vez mais importantes, tudo pensando em uma melhor qualidade de vida. Portanto, se você já sofreu com caspas, dermatite ou mesmo micose, é fundamental saber para que serve cetoconazol.
Com diferentes formatos e tipos de uso, essa substância é muito eficaz no tratamento e combate a infecções micóticas da pele e do couro cabeludo. Contudo, é sempre importante saber exatamente quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir a maior eficiência do medicamento e evitar possíveis efeitos colaterais, certo?
Portanto, continue a leitura deste artigo para saber o que é e para que serve cetoconazol, além de entender melhor como pode ser usado, seus efeitos colaterais e os cuidados antes de tomar o remédio. Confira!
O que é e para que serve cetoconazol?
Qualquer medicamento a base de cetoconazol deve ser utilizado para os cuidados e tratamentos de infecções e lesões na pele causadas por fungos. Ou seja, na prática, essa substância inibe a produção de ergosterol, um esteroide necessário para a sobrevivência e multiplicação do fungo, e consequentemente acaba com a infecção.
Seja uma micose na unha do pé ou no couro cabeludo, foliculite ou mesmo para tratar uma dermatite seborreica (ou caspa), essa substância é extremamente eficiente e consegue produzir resultados rapidamente.

Quais são as opções de uso e os possíveis efeitos colaterais?
Além da eficiência no combate ao fungo em diferentes regiões do corpo, o cetoconazol tem outra grande vantagem: os variados tipos de aplicação. Portanto, listamos os três modos de utilização e as situações nas quais cada um é recomendado.
Comprimido
A versão em comprimido do cetoconazol é mais utilizada em caso de infecções sistêmicas, ou seja, internas. Blastomicose (retina), coccidioidomicose (pulmão), histoplasmose (pulmão e ossos).
Shampoo
Em casos de dermatite seborreica ou caspas, a versão em shampoo é a ideal, garantindo um combate eficiente à irritação do couro cabeludo quando aplicado duas vezes ao dia pelo período de um mês.
Creme
Para micoses na unha, por exemplo, o creme é a versão mais indicada do cetoconazol, sendo aplicado diretamente na região afetada uma vez ao dia. Em cerca de duas semanas, os fungos devem começar a desaparecer na área infectada.
Além disso, é importante saber também quais são os possíveis efeitos colaterais que podem ser causados com o uso do medicamento. Confira!
- dor de cabeça (enxaqueca);
- dor na região abdominal;
- náusea;
- diarreia;
- vômito.
Quais situações o uso de cetoconazol não se enquadra?
Apesar de extremamente eficiente, o cetoconazol não é indicado para quem tem alguma alergia ao medicamento, grávidas, lactantes e especialmente para quem sofre com qualquer tipo de doença no fígado. Além disso, alguns medicamentos não devem ser tomados durante o tratamento com cetoconazol.
Assim, o mais indicado é procurar um médico para saber exatamente qual a forma de aplicação mais ideal para o seu caso e, assim, garantir maior eficiência no tratamento de qualquer infecção causada por um fungo.
Agora que você já sabe para que serve cetoconazol, seus possíveis efeitos colaterais e as formas de aplicação, que tal procurar pela melhor opção para o seu caso? Acesse o site da Drogaria Feita pra VC e confira os melhores preços do mercado!