Novembro Azul: descubra como surgiu a campanha
Com que frequência você realiza visitas ao médico para checar a sua saúde? Entre os homens, ainda é muito comum que doenças sérias, como as cardiovasculares e o câncer, sejam diagnosticadas tardiamente pela falta de exames preventivos.
Foi justamente buscando conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da sua saúde que surgiu a campanha novembro azul, com foco naquela que é a segunda causa de morte mais comum entre eles: o câncer de próstata.

Com que frequência você realiza visitas ao médico para checar a sua saúde? Entre os homens, ainda é muito comum que doenças sérias, como as cardiovasculares e o câncer, sejam diagnosticadas tardiamente pela falta de exames preventivos.
Foi justamente buscando conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da sua saúde que surgiu a campanha novembro azul, com foco naquela que é a segunda causa de morte mais comum entre eles: o câncer de próstata.
Além dela, no entanto, muitos outros males também podem ser evitados por meio da prevenção e do diagnóstico precoce, como doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, depressão e problemas cardíacos. Para entender melhor a importância do novembro azul, continue a leitura!
A campanha do bigode
Como forma de chamar a atenção das pessoas para a saúde masculina, um grupo de amigos decidiu, na Austrália do início dos anos 2000, deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro. Em pouco tempo, essa ação ficou conhecida como Movember, que nada mais é do que a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro).
Em breve, a ação ganhou repercussão e foi replicada em diversos países. No Brasil, ela chegou em 2012, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
O nome Novembro Azul, é claro, é uma referência à ação Outubro Rosa, que buscar conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Além de deixar o bigode crescer, portanto, a ideia é usar a cor azul e compartilhar informações que desmistifiquem a doença ou promovam a saúde masculina como um todo.
Ações em todo o país
As ações crescem a cada ano. Somente em 2014, foram realizadas mais de 2.200 atividades relacionadas ao Novembro Azul em todo o país, com a iluminação de pontos turísticos, palestras informativas, intervenções urbanas e distribuição de material informativo.
Além disso, diversas celebridades também apoiam a ideia e ajudam a divulgá-la, como os atletas Zico, Emerson Fitipaldi e Rubens Barrichello.
Campanha Novembro Azul: foco no diagnóstico precoce
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que um homem morra a cada 40 minutos por causa do câncer de próstata — são mais de 13 mil mortes anuais. E, para reverter esse quadro, tempo é essencial. Isso porque essa é uma doença que, no início de seu desenvolvimento, não apresenta nenhum sintoma.
Dessa forma, pela falta de exames preventivos, muitos homens descobrem o mal apenas em estágios avançados, quando as chances de cura são menores. Homens com mais de 50 anos devem realizar o exame de toque anualmente — ou antes, caso tenham histórico de câncer na família.
Além do câncer de próstata, no entanto, é importante ficar atento à saúde masculina como um todo, em todas as fases da vida. Não é nenhuma novidade que essa parcela da população costuma visitar o médico com menos frequência e, por meio dessa simples mudança de hábito, muitas vidas podem ser salvas.
E você, vai deixar seu bigode crescer em apoio à campanha Novembro Azul? Então comente neste post e ajude a conscientizar mais pessoas sobre essa importante ação!