Nimesulida: entenda já para que serve e quando tomar

Nimesulida: entenda já para que serve e quando tomar

como tomar nimesulida

Nada mais desagradável do que sentir dores, concorda? Além de inconvenientes, elas podem até acabar atrapalhando a execução de nossas atividades diárias, a depender da gravidade. É por isso que ao primeiro sinal de desconforto muitas pessoas recorrem aos medicamentos capazes de amenizar o incômodo. Entre esses remédios está a Nimesulida.

Mas, você já ouviu falar nesse remédio? Sabe para que ele serve, quando deve ser tomado e quais são as suas principais contraindicações e efeitos colaterais? É justamente para responder a essas e outras perguntas sobre o assunto que preparamos o post de hoje. Vamos lá?

O que é e para que serve a Nimesulida?

A Nimesulida — também comercializada com os nomes de Cimelide, Nisulid, Nimesilam, Mesalgin, Scaflam e Optaflan — é um medicamento analgésico, antitérmico e anti-inflamatório indicado para o alívio de vários tipos de dores, febre e inflamação, leves e moderadas.

A medicação leva aproximadamente 15 minutos para começar a agir contra a dor, podendo demorar cerca de uma hora para baixar a febre.

Como tomar Nimesulida?

Ela pode ser comprada em forma de comprimidos, cápsulas, gotas, supositórios, pomadas e gel (para dores musculares). Além disso, é muito fácil de ser encontrada, já que é vendida nas principais farmácias e drogarias. Contudo, é importante ressaltar que seu uso deve ser sempre orientado por um médico.

nimesulida - formatos do medicamento
A Nimesulida aparece em diversos formatos, podendo escolher o melhor para cada caso.

Além disso, é muito fácil de ser encontrada, já que é vendida nas principais farmácias e drogarias. Contudo, é importante ressaltar que seu uso deve ser sempre orientado por um médico. Evite a automedicação!

Em quais situações a Nimesulida pode ser benéfica?

Como mencionado, o uso principal da Nimesulida tem como objetivo combater as dores corporais, abaixar a febre e ajudar a curar inflamações.

Como seu poder analgésico é alto, a medicação é certamente uma das mais vendidas no Brasil para o tratamento de sintomas e situações, como:

  • dores de cabeça;
  • dor de dente;
  • dor de ouvido;
  • dor de garganta;
  • pós-operatório (a Nimesulida é muito indicada, por exemplo, após a cirurgia de retirada dos sisos);
  • febre;
  • sintomas de gripe;
  • desconfortos menstruais;
  • inflamações em geral.

Quais são as suas contraindicações e efeitos colaterais?

A Nimesulida é contraindicada para menores de 12 anos, ou seja, não pode ser utilizada como anti-inflamatório infantil, e deve ser evitada por mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

nimesulida - contraindicações
Antes de tomar qualquer medicamento, converse com o seu médico sobre as contraindicações.

Além disso, pacientes com hipersensibilidade à Nimesulida ou a qualquer um dos componentes do medicamento também não devem fazer uso do remédio, bem como pessoas que têm hemorragia no trato gastrointestinal, insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave ou úlcera no estômago.

Efeitos colaterais

Assim como qualquer outro medicamento, a Nimesulida pode apresentar efeitos colaterais. Entre eles, estão:

Pronto! Agora você já tem em mãos as principais informações sobre a Nimesulida e entende em quais situações essa medicação pode ser benéfica. Não se esqueça de que, ao persistirem os sintomas, não insista em mascarar a dor: é fundamental procurar o auxílio de um médico.

Se você gostou do conteúdo de hoje e gostaria de incluir a Nimesulida em sua farmácia caseira, conheça as ofertas da Drogaria Feita pra VC!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *