Saiba o que é higiene masculina e a sua importância
Em linhas gerais, as mulheres costumam passar mais tempo cuidando de si mesmas e invejam o quão rápido os homens costumam utilizar o banheiro ou tomar banho. No entanto, existem algumas boas práticas que interferem diretamente na saúde do homem e, por isso mesmo, preparamos este conteúdo explicando o que é higiene masculina e qual é a sua importância.
Mais do que algumas ações com o intuito de aprimorar a aparência, é preciso optar por um estilo de vida e uma rotina que valorizem o bem-estar e a autoestima, fortalecendo tanto o próprio organismo como a autoimagem. Confira o conteúdo a seguir e descubra um pouco mais sobre o assunto!
Afinal, o que é a higiene masculina?
Podemos entender a higiene masculina como o conjunto de ações e hábitos que visam promover a manutenção da saúde, o bem-estar, o asseio pessoal e a limpeza de todas as regiões do corpo masculino. Obviamente, esse conceito precisa ser aplicado na rotina de cada indivíduo, sendo utilizado de maneira constante e adequada.
Infelizmente, em razão de inúmeros motivos, que vão desde um machismo intrínseco da sociedade ou de pouca educação quanto a esse assunto, não é incomum que muitas atitudes simples e básicas acabem não sendo realizadas pelos homens, o que pode gerar predisposição até mesmo para doenças infecciosas e outros problemas nada agradáveis.
Qual é a importância da higiene masculina?
Como dito, além das infecções, a falta de uma boa higiene masculina pode acarretar problemas mais sérios à saúde. A falta do asseio na glande, por exemplo, é um fator de risco importante para o surgimento do câncer de pênis. Embora raro, esse tipo de tumor maligno pode levar à amputação do órgão e até a óbito.
Vale lembrar que a higienização inadequada também pode prejudicar a sua parceira, pois as mulheres, em função da anatomia dos seus órgãos genitais, são mais propensas a terem alergias e ficam mais expostas à contaminação por fungos, vírus ou bactérias, o que faz com que contraiam doenças sexualmente transmissíveis com muito mais facilidade.
Como manter uma boa higiene masculina?
Apare os pelos em excesso
Um dos primeiros passos para manter uma boa higiene masculina consiste em cortar os pelos em excesso. Embora os médicos e especialistas possam divergir quanto à depilação propriamente dita, o hábito de apenas aparar algumas regiões já se mostra suficiente para promover um melhor asseio e facilitar a limpeza da área.
O estereótipo que associava homens muito peludos com masculinidade já é coisa do passado e esse corte é especialmente importante para a parte que envolve a genitália, já que ela raramente recebe uma ventilação adequada. Isso facilita a circulação de ar, reduz a umidade, evita o mau cheiro e, de quebra, valoriza o membro, antes escondido.
Capriche na limpeza do pênis
Aparar os pelos é muito importante, mas caprichar na limpeza também é fundamental. Mesmo que você esteja com pressa ou não tenha a maior disposição ao acordar, procure dar essa atenção especial para a sua genitália. Dessa forma, além de evitar mau cheiro, você se previne contra infecções por fungos, vírus ou bactérias.
Para limpar completamente o seu órgão, é necessário retrair a pele que recobre a glande, chamada de prepúcio. Feito isso, você deve usar o sabonete e água em abundância, retirando todo o esmegma, que é uma secreção branca produzida por algumas glândulas presentes na região e que pode ficar acumulada por ali.
A atenção deve ser ainda maior por quem não realizou cirurgia de fimose, pois esses homens tendem a ter mais acúmulo de sujeira e impurezas. Nesse caso, pode valer à pena apostar em um sabonete íntimo masculino, com um pH fisiológico adequado (entre 5 e 6), pois ele ajuda a reduzir qualquer irritação.
Fique atento às cuecas
As cuecas são muito importantes para a higiene masculina e, além de lavá-las com frequência e de resistir à tentação de usar a mesma peça por vários dias, você deve acertar desde a hora da compra. Descarte as mais antigas ou que estejam ficando apertadas, pois a pressão excessiva na região é incômoda e pode reduzir a circulação de ar, criando mau cheiro.
Outro ponto relevante é que uma cueca muito apertada atrapalha a posição anatômica da bolsa escrotal, prejudicando até a produção do sêmen. Uma samba-canção ou um modelo boxer mais solto pode ser a escolha ideal, desde que elas sejam feitas com tecidos confortáveis, especialmente algodão ou linho.
Tenha cuidados com o cabelo
Um cabelo bem alinhado e com um corte bem feito não é apenas higiênico, como também é algo que demonstra asseio e preocupação com a própria imagem. Diante dessa realidade, não é difícil imaginar que a ida frequente ao barbeiro ajude não apenas na vida pessoal, como também pode ser um “up” na sua carreira.
Além disso, você não pode se esquecer de fazer uma boa lavagem, entendendo que o shampoo é responsável por abrir as cutículas do fio, para que ele receba os demais artigos de tratamento, como cremes e condicionadores. Vença a preguiça e vá em busca de marcas e produtos de qualidade sempre que puder!
Não se esqueça de tratar a barba
Não é novidade para ninguém que a barba está na moda e muitos homens estão aderindo a esse visual, que confere um ar de masculinidade e de maturidade para qualquer um. No entanto, como em tudo na higiene pessoal, esses fios também merecem ser cuidados e demandam algumas ações para que fiquem saudáveis e limpos.
Para conseguir um bom resultado, você deve apostar na limpeza frequente, pois é comum que alguns resíduos de comida e bebidas acabem ficando presos, sobretudo ao redor da boca. Existem shampoos com formulações especiais que retiram o suor e gorduras, além de alguns produtos como ceras e pomadas.
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, a higiene masculina é um conjunto de ações simples e pontuais, que podem promover a sua saúde e o seu bem-estar quando praticadas constantemente.
Gostou de aprender mais sobre a higiene masculina? Então confira também o nosso post sobre os cabelos masculinos!