A diferença entre Asma e Bronquite
Há diferença entre Asma e Bronquite, engana-se quem pensa que não. A confusão em torno destas patologias ocorre, muitas vezes, pelo fato de que ambas atacam as vias respiratórias dos pulmões, provocando sinais e sintomas semelhantes, como falta de ar, “chiado” no peito, tosse e respiração ofegante.
Quais as características da Asma?
Diferentemente da Bronquite, a Asma ainda não possui uma cura. Esta enfermidade também é relacionada a fatores genéticos. Isso quer dizer que pessoas com histórico familiar desta doença estão mais predispostas a desenvolvê-la.
Sua principal característica é o broncoespasmo, uma condição que tem como consequência a contração das vias áreas respiratórias, conhecidas como brônquios. Para exemplificar: o túnel que leva o ar até os pulmões se estreita, dificultando sua passagem, por isso, o tal “chiado” na hora de respirar.
O pulmão de um asmático é extremamente sensível a determinados estímulos do ambiente. Fumaça, ácaros, pólen, poeira e ar frio são alguns exemplos.
A Asma é classificada da seguinte maneira:
- grau 1 (sintomas leves e inconstantes em no máximo dois dias por semana, com predomínio no inverno);
- grau 2 (sintomas leves e persistentes por mais de dois dias da semana, porém não mais de uma vez ao dia);
- grau 3 (sintomas moderados e persistentes uma vez por dia);
- grau 4 (sintomas graves e persistentes ao longo de praticamente todos os dias).
Os principais sintomas da Asma são:
- tosse;
- falta de ar;
- “chiado” no peito.
E da Bronquite?
A Bronquite, por sua vez, é dividida em aguda e crônica. A bronquite Aguda é resultado de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que acabam causando o mesmo problema da Asma: a inflamação e o estreitamento das vias respiratórias. Os sintomas também são os mesmos: dificuldade para respirar, tosse e “chiado” no peito.
Já a Bronquite crônica, tem como característica o excesso de muco/catarro dentro dos brônquios, algo bastante comum nos fumantes. Os sintomas permanecem iguais ao da Bronquite Aguda, com a diferença de serem mais persistentes.
Por que é importante saber a diferença entre Asma e Bronquite?
A distinção entre Asma e Bronquite é importante principalmente pelo fato de que o tratamento e prognóstico destas patologias é diferente. O acompanhamento médico é fundamental tanto em uma quanto na outra, sendo que os medicamentos visam combater os processos inflamatórios e dilatar as vias respiratórias.
Outro ponto a considerar são os cuidados que cada tipo de doença exige. Os pacientes com Asma precisam ter mais cautela, já que há inúmeros “gatilhos” que acionam as crises. Os estímulos ambientais e fatores emocionais como o estresse, por exemplo, podem desencadear o problema.
No caso da Bronquite, muitas vezes ela desaparece sozinha, mas quando seus sintomas persistem, também é preciso tomar os cuidados preventivos.
Portanto, entenda que a diferença entre Asma e Bronquite se baseia em suas causas e características, que por sua vez interferem no modo como elas são tratadas. De qualquer maneira, não hesite em procurar o médico se você ou alguém de sua família estiver com alguma suspeita.
O que achou do nosso artigo? Gostou? Então conheça também as diferenças entre os medicamentos de referência similar e genéricos!
Siga-nos no Facebook e no Instagram para conferir mais assuntos interessantes como esse!