5 dicas para você tratar micoses e frieiras
Micoses e frieiras – você sabe como tratar? Essas doenças causam grande incômodo, não é mesmo? Se você está procurando informações sobre o assunto, encontrou o post certo. Podendo acometer crianças e adultos, tanto uma quanto a outra são problemas de pele causadas por fungos que, apesar de serem muito resistentes, podem ser combatidos com o tratamento correto.
Para saber mais e descobrir como se livrar de uma vez por todas desse problema, continue lendo!
Entenda o que são micoses e frieiras
A micose é uma doença contagiosa transmitida pelo contato com objetos pessoais, como roupas, pentes e materiais de manicure, por exemplo, de indivíduos contaminados. Seu contágio também pode ocorrer pelo contato com ambientes úmidos, como terra e areia, e pelo uso prolongado de roupas e calçados apertados.
Os sintomas variam de acordo com a parte do corpo atingida, mas geralmente são coceira local, descamação e lesão da pele.
A frieira é um tipo de micose que afeta principalmente a região entre os dedos das mãos e dos pés e também a virilha. A contaminação se dá pelo toque direto com a área afetada e por objetos pessoais, como meias e sapatos. Pisar frequentemente o chão úmido de vestiários e piscinas também pode causar frieiras.
Os sintomas mais comuns são coceira, descamação, mau cheiro e ardor local.
Conheça 5 dicas para tratar micose e frieira
Além de evitar o contato com pessoas que possuem as doenças, algumas mudanças de hábitos são importantes para prevenir e tratar a frieira e a micose. Confira!
1. Use medicamentos antifúngicos
O tratamento pode ser feito com medicações antifúngicas em forma de creme, gel ou via oral.
Contudo, o tratamento ideal deve ser prescrito pelo médico, que vai avaliar o tipo de micose e o local afetado.
2. Dê preferência a roupas e sapatos folgados
Roupas e sapatos muito apertados, além de serem desconfortáveis, promovem as condições ideias para a proliferação dos fungos causadores de micoses e frieiras: calor e umidade. Dê preferência, também, a meias de algodão.
3. Não compartilhe objetos pessoais com os outros
Uma das formas de contágio mais comuns é o contato com objetos pessoais contaminados. Então, se você tem o hábito compartilhar roupas e sapatos com outras pessoas, está vulnerável a essas doenças.
4. Evite andar descalço em ambientes úmidos coletivos
É muito comum que ocorra contaminação por frieira ao frequentar vestiários e piscinas coletivas. Além do ambiente úmido, há o risco de contrair a doença de outras pessoas por meio da água contaminada pelos fungos. O ideal é usar um chinelo de borracha.
5. Fique atento aos materiais utilizados na manicure ou podólogo
O uso de material contaminado pode causar, inclusive, doenças mais sérias como a Hepatite B e a Aids. Sendo assim, exija que os instrumentos sejam esterilizados e evite contaminações.
Agora que você já sabe como tratar micoses e frieiras, saiba como prevenir outras doenças. Leia nosso artigo “4 dicas para se prevenir de doenças e ter uma saúde melhor” e não corra mais riscos!
Gostou desse artigo? Então siga-nos no Facebook e no Instagram para conferir mais assuntos interessantes como esse!