Cólicas menstruais: como reduzir essa terrível dor?
As cólicas menstruais são o resultado das contrações dos músculos do útero para expulsar o endométrio antes ou durante a menstruação. O principal sintoma é a dor no baixo ventre, aguda e com poucos momentos de alívio, que se espalha para a região lombar e pernas.
Suas causas podem ser primárias, que é quando o endométrio provoca grandes produções de prostaglandina, substância responsável pela contração do útero; e secundárias, quando são causadas por alguma alteração patológica no aparelho reprodutor, como miomas ou endometriose.
Quando fazem parte do segundo grupo, devem ser diagnosticadas e tratadas de acordo com as causas. No entanto, se forem primárias, algumas soluções naturais e caseiras poderão ajudar a aliviar esse incômodo de uma vez por todas. Confira alguns exemplos a seguir!
Faça compressas quentes
As compressas de alta temperatura ajudam (e muito!) a reduzir a cólica menstrual. Isso acontece devido ao relaxamento muscular proporcionado pelo calor e suas capacidades vasodilatadoras.
Fazer compressas com uma bolsa térmica ou toalha molhada em água quente na região do ventre faz com que o útero fique mais relaxado e tranquiliza o fluxo sanguíneo, o que diminui a dor instantaneamente. O mesmo vale para banhos.
Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios aumenta a produção da endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e alívio de dores. Qualquer atividade física é indicada, com exceção daquelas que exigem muito esforço, como crossfit e corridas mais intensas.
Se as cólicas estiverem muito fortes, respeite os limites do seu corpo e opte por uma caminhada mais leve ou um alongamento: o importante é se movimentar.
Beba chás de camomila e gengibre
O chá de camomila é considerado um ótimo calmante. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção da prostaglandina e ajudam a aliviar as cólicas menstruais. Já o de gengibre também é um excelente analgésico e anti-inflamatório, além de combater o inchaço e reduzir a duração do sangramento. Tome-os sempre bem quentes.
Consuma alimentos ricos em magnésio
O magnésio ajuda a modular as funções musculares e nervosas, afinal, é conhecido como um mineral natural analgésico. Uma vez que as cólicas menstruais são provocadas por contrações musculares uterinas, qualquer substância que ajude a regular essa função tornará a dor menos evidente.
Portanto, consuma sempre alimentos ricos desse nutriente, como espinafre, couve, rúcula, amêndoas, abacate e feijão-preto.
Tome muita água
Beber água ajuda o organismo a se hidratar, o que evita o inchaço e as dores durante a menstruação. A água quente ou morna pode ser ainda melhor para aliviar as cólicas, pois, como vimos, o calor ajuda a aumentar o fluxo de sangue no abdômen e relaxar os músculos do útero.
Certifique-se de tomar pelo menos 2 litros por dia. Além disso, você também pode adicionar mais água à sua dieta consumindo alimentos hidratantes, como a melancia, o pepino, o melão e o morango.
Infelizmente, as cólicas menstruais são inevitáveis. No entanto, isso não significa que você tenha a obrigação de enfrentar esse sofrimento todos os meses: basta seguir as nossas dicas! Assim, você estará no caminho certo para reduzir o incômodo de uma vez por todas — de maneira permanente e natural. Seu bem-estar agradece!
Gostou de saber mais sobre como aliviar as terríveis cólicas menstruais? Quer que todas as suas amigas conheçam essas ótimas dicas? Então, não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais! Até a próxima!
Gostou do post de hoje? assine a nossa newsletter e fique por dentro de assuntos relacionados! Curta também a nossa página no Facebook para se atualizar com muitas outras novidades.