Clareamento dental: quais são os tipos?

Provavelmente você já deve saber que existem diferentes tipos de clareamento dental que visam deixar os dentes mais claros, não é mesmo? Além disso, o procedimento é uma maneira de assegurar um sorriso mais bonito, harmonioso e livre das incômodas manchinhas causadas com o tempo. Vale mencionar ainda que, como consequência de tudo isso, ocorre o aumento da autoestima e do bom convívio social.
Por esse motivo, resolvemos mostrar no post de hoje tudo o que você precisa saber sobre os clareamentos dentais. Vamos falar sobre a forma que o procedimento acontece, o motivo de os dentes escurecerem com o passar dos anos, o porquê de o acompanhamento de um profissional ser tão importante e quais são os principais tipos. Continue com a leitura!
Afinal, como ocorre um clareamento dental?
O clareamento dental ocorre por meio de um agente clareador (que vai depender do tipo de clareamento utilizado) que entra nas estruturas dentárias e reage com os pigmentos ali encontrados, quebrando-os em partículas menores com o intuito de tornar os dentes mais claros.
Esses pigmentos, popularmente conhecidos como manchas ou dentes amarelados, aparecem devido a ingestão de alimentos ricos em corantes, sejam eles naturais ou artificiais. A perda da coloração natural também pode ser atribuída à exposição da dentina (camada mais interna e amarelada dos dentes), que faz com que ela sofra desgastes com o passar dos anos.
Quais são os principais tipos de clareamento dental?
Atualmente, existem inúmeros métodos utilizados para clarear os dentes. Entretanto, o acompanhamento de um profissional da área é elementar para assegurar procedimentos seguros e eficazes, além de evitar possíveis futuros problemas, como a sensibilidade. Confira os principais tipos!
Clareamento a laser
Realizado especificamente em consultórios odontológicos, o clareamento a laser ocorre de um jeito rápido e fácil. Nesse caso, é colocado sobre os dentes um gel com uma grande concentração de agentes clareadores e, posteriormente, aplica-se o laser.
Clareamento caseiro
Esse é um procedimento que requer um pouco mais de tempo do que o procedimento realizado em consultórios. Aqui, o processo ocorre por meio de um molde dental de silicone que é colocado nos dentes, diariamente, junto com um gel clareador. O tempo de tratamento e a quantidade de produto utilizada dependem de cada caso e, por isso, é importante o acompanhamento de um profissional.
Fitas clareadoras
Normalmente encontradas em farmácias, as fitas clareadoras são opções que contêm uma baixa quantidade de peróxido de hidrogênio, que atua como um agente clareador. As fitas nada mais são do que adesivos que são colocadas nos dentes e ficam agindo por um determinado tempo. Esse período e também o tempo de tratamento devem ser seguidos de acordo com o fabricante ou um dentista especializado.
Clareamentos com métodos caseiros
Finalmente, ainda existem métodos para clarear os dentes que utilizam soluções caseiras. Não se esqueça de que, assim como no caso anterior, é importante o acompanhamento de um profissional. Veja algumas opções!
- Bicarbonato de sódio: encontrado com facilidades em drogarias e supermercados, esse é um elemento utilizado especialmente na cozinha. Ele é uma substância abrasiva e, ao ser passado pelo dente, remove a camada superficial de manchinhas. No entanto, o seu uso deve ser controlado, uma vez que em excesso pode provocar o desgaste do esmalte dentário.
- Casca de banana: assim como no caso anterior, a casca de banana atua como um agente abrasivo, uma vez que contém ácidos naturais. Quando esfregados antes da escovação sobre os dentes, os ácidos removem a camada superficial de sujeira, deixando o sorriso com um aspecto mais claro.
- Casca de laranja: na parte branca da casca de laranja existe uma substância chamada d-limoeno. Quando esfregada sobre os dentes, ela ajuda a remover manchas e, assim, tornar os dentes mais claros.
Pronto! Agora que você já sabe o que é um clareamento, como ele age, o motivo de os dentes escurecerem, o porquê de ser importante o acompanhamento de um profissional e quais são os principais tipos de clareamento dental, aproveite essas informações e garanta um sorriso cheio de saúde e muito mais bonito!
Se você gostou deste post, leia também sobre a sensibilidade nos dentes. Até mais!
Agora assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados! Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras novidades!