Você sabia que é fundamental tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19?
Em 13 de abril de 2021, o Ministério da Saúde divulgou o número de brasileiros que não voltaram para completar o esquema de imunização contra o coronavírus. Um total de 1.514.340 pessoas não completaram o esquema recomendado da vacina. Diante desses dados alarmantes, a comunidade médica e científica demonstrou preocupação.
Entenda os riscos:
Portanto, aqueles que não completam o esquema de vacinação são mais sujeitos à infecção, se comparados àqueles que receberam ambas as doses. Além disso, esses indivíduos não contribuem significativamente para o controle da circulação do Sars-CoV-2. O que é preocupante, já que a maioria da população segue sem acesso a imunizantes.
A vacinação parcial também apresenta outro agravante: favorece a proliferação de versões mais resistentes do vírus, já que uma variável mais potente pode proliferar em quem não recebeu ambas as doses, por não estar amplamente protegido.
Por que tomar a segunda dose?
A segunda dose ou dose de reforço é fundamental pois, além de aumentar a proteção contra a Covid-19, ajuda a prolongá-la. Porém, não se esqueça: quem já foi vacinado deve continuar seguindo as regras de distanciamento social, o uso de máscara e higienização constante das mãos. O motivo é o seguinte: como a vacina garante a proteção total somente contra infecções graves, que levam à óbito, pessoas vacinadas continuam sujeitas a se infectarem, podendo transmitir o novo Coronavírus para outras pessoas.
Diga não ao abandono vacinal e à desinformação. Vacine-se corretamente e proteja-se para superarmos a pandemia juntos.