Suplementos vitamínicos que você precisa conhecer
Não é todo mundo que consegue programar a alimentação semanal, seguindo os critérios nutricionais indicados. Os lanches rápidos, que substituem as principais refeições, nem sempre são suficientes quando o quesito é valor nutricional e, quando o corpo começa a dar sinais, talvez seja preciso uma suplementação vitamínica. Por isso, vamos te apresentar 4 dicas de suplementos que fazem a diferença para a sua saúde.
1. Ácido fólico
A vitamina B9, conhecida como ácido fólico, é um nutriente muito importante para várias funções do organismo. Por ser solúvel em água, é facilmente eliminada do corpo através da urina e deve ser reposta diariamente.
Em quantidades certas, o ácido fólico:
- protege a saúde do cérebro, prevenindo a depressão;
- fortalece o sistema imunológico;
- estimula a produção das células do sangue, prevenindo a anemia;
- mantém a saúde dos vasos sanguíneos e diminui a homocisteína, um aminoácido que está presente no plasmo do sangue e é relacionado ao aparecimento de doenças cardiovasculares;
- previne alterações no DNA, o que pode contribuir para a prevenção do câncer de cólon;
- controla a evolução do vitiligo.
Na gravidez, os suplementos vitamínicos de ácido fólico são indispensáveis, já que ele é o principal nutriente para a formação do sistema nervoso do feto.
2. Ômega 3
O ômega 3 é um ácido graxo essencial para o corpo. Incapaz de ser produzido pelo organismo, ele é especialmente encontrado em peixes e seus óleos. A sua ingestão:
- contribui para a saúde do coração, por regular a atividade das plaquetas sanguíneas;
- regula os níveis do colesterol, contribuindo para o aumento dos níveis do HDL, conhecido como o colesterol bom, e reduz os níveis de triglicérides;
- melhora a visão, porque participa do recobrimento da retina, onde acontece a transformação do estímulo luminoso em elétrico para o cérebro realizar todo o processo de enxergar;
- melhora o desenvolvimento cognitivo e diminui o risco de doenças como o Alzheimer e a depressão;
- contribui para o alívio dos sintomas da artrite reumatoide, por possuir ação anti-inflamatória.
3. Vitamina D
A vitamina D é, geralmente, absorvida pelo organismo por meio da exposição solar diária. Contudo, as rotinas cada vez mais agitadas e em ambientes fechados têm feito com que o corpo não a sintetize e necessite de uma suplementação. Conheça alguns de seus benefícios:
- em gestantes, contribui para que o feto cresça com mais saúde e reduz as chances da criança nascer com autismo;
- ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;
- auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e da próstata;
- previne gripes, resfriados e infecções respiratórias;
- trata algumas doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide.
4. Niacina
A niacina, ou vitamina B3, também é solúvel em água, o que faz com que o corpo não a armazene. Sua suplementação diária contribui para:
- manter a saúde dos cabelos, pele e olhos;
- dar suporte às funções dos sistemas nervoso e digestivo;
- contribuir para a conversão dos carboidratos em energia;
- auxiliar na produção dos hormônios sexuais;
- melhorar a circulação e desencadear efeitos anti-inflamatórios.
Agora que você já conhece os benefícios desses 4 suplementos vitamínicos, mantenha a sua saúde em dia e tenha sempre um acompanhamento especializado. E para ter mais dicas, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!!