Saúde masculina: quais as doenças mais
comuns em homens?
À medida que o homem envelhece, o organismo se tornar mais suscetível a doenças. A predisposição aos problemas de saúde masculina está relacionada à queda do metabolismo e dos níveis hormonais.
Em relação às mortes de adultos, a cada três que ocorrem, duas são de homens. Na busca por qualidade de vida é importante se alimentar de forma saudável, realizar atividades físicas, evitar álcool, tabaco e sempre praticar sexo seguro.
Pensando na saúde masculina, preparamos uma lista com 4 das doenças mais comuns em homens. Acompanhe nosso artigo para saber mais e melhorar sua saúde!
Câncer de prostata
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer é o segundo que mais mata e que mais frequentemente acomete pessoas do sexo masculino. Existe uma predisposição genética que aumenta o risco do seu desenvolvimento, mas ter pouco cuidado com a saúde também contribui para que isso aconteça
É muito importante sempre procurar um médico especialista para realizar exames de rotina preventivos. O exame anual é uma maneira de diagnóstico precoce, evitando a progressão da doença para um estágio avançado.
Andropausa
É a queda dos níveis de testosterona no sangue, que ocorre entre 40 e 50 anos. A andropausa está relacionada com uma diminuição da capacidade sexual.
Alguns sintomas decorrentes dessa doença são depressão, nervosismo e irritabilidade, dificuldade para dormir, fadiga, ansiedade, dores e calvície.
Disfunção erétil
É a dificuldade em manter uma ereção durante o ato sexual. A disfunção tem origem em distúrbios físicos e/ou psicológicos e se agrava quando o homem não procura atendimento médico.
Dentre as causas físicas podemos citar a má circulação de sangue (por diabetes ou pressão alta, por exemplo), a microcirculação peniana, os distúrbios do sistema nervoso ou a obesidade.
Já as causas psicológicas estão relacionadas ao estresse, à depressão, à baixa autoestima, às dúvidas em relação à sua capacidade, à ansiedade, entre outros fatores.
O uso de alguns medicamentos por longo prazo, de álcool e de tabaco também podem levar a um quadro de disfunção erétil.
Obesidade
A obesidade é uma doença que envolve aumento da gordura corporal, tanto no tecido subcutâneo quanto no tecido visceral. É considerada um grave problema de saúde e atinge principalmente os homens acima de 40 anos.
A obesidade pode ter causa genética, porém os motivos principais são o sedentarismo e uma dieta rica em gordura e carboidratos.
Problemas cardiovasculares relacionados à
saúde masculina
No que diz respeito aos problemas cardiovasculares podemos agrupar uma série de doenças, como o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral.
Essas doenças podem estar ligadas a fatores genéticos, mas geralmente as causas estão relacionadas à falta de cuidado com a saúde, ao consumo excessivo de alimentos industrializados, à falta de atividade física, ao fumo e ao alcoolismo.
Prevenir é sempre a melhor maneira de evitar doenças, por isso é importante realizar uma mudança no estilo de vida, buscando adquirir hábitos saudáveis. Também é fundamental realizar consultas regulares e seguir corretamente os tratamentos.
As doenças citadas são as mais comuns nos homens, porém existem muitas outras e o cuidado com a saúde masculina ajuda a evitar todas elas.
Gostou do nosso post? Então assine nossa newsletter e saiba mais sobre a saúde do homem e sobre como prevenir doenças!