Como funcionam os cremes anti-idade, antioxidantes?
Cremes anti-idade, antioxidantes – Reduzir os sinais do tempo na pele é o que muitas pessoas querem, tanto homens quanto mulheres.
As linhas de expressão, as manchas no rosto provocadas pelo sol, as marcas de espinhas da época da adolescência e as temidas rugas são alguns sinais que queremos apagar do rosto.
Para solucionar esse problema, o ideal é investir em bons cremes anti-idade e antioxidantes. Vamos falar de cada um desses produtos a seguir.
Confira!
Cremes antioxidantes
Do que são formados?
Esses cremes costumam ser prescritos logo que a pessoa começa a cuidar da pele, por volta dos seus 20 e 25 anos.
Como o próprio nome já diz, esses produtos são compostos por substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, E e C, que são extraídas dos polifenóis.
Como atuam na pele?
O principal objetivo dos cremes antioxidantes é atuar na manutenção do estado da pele em determinado momento.
Para ter o seu efeito potencializado, os cremes devem ser aliados ao protetor solar. Esses tipos de produtos são excelentes para serem usados à noite, especialmente os que são fabricados à base de vitamina C.
Quais são os benefícios?
Os cremes anti-idade, antioxidantes devem ser prescritos após a análise de cada caso. Por exemplo, pessoas com familiares que possuem tendência a olheiras ou à flacidez na área dos olhos, podem usufruir de cremes que ajudam a deixar a pele mais firme.
Além do mais, como foi dito acima, um dos grandes benefícios desses cremes é desacelerar o envelhecimento da pele, que se dá com a perda de colágeno.
A vitamina C é um ingrediente essencial para a produção dessa substância, estimulando a síntese dela.
Cremes anti-idade
Do que são formados?
A grande diferença desses cremes para os antioxidantes é a composição. Aqui, já é possível encontrar substâncias um pouco mais agressivas, como o ácido glicólico.
Além desse ácido, é possível encontrar substâncias antioxidantes também, só que em maior quantidade. Por isso, esse tipo de produto é indicado para pessoas acima dos 35 anos.
Também pode entrar na composição o ácido retinoico, que é mais agressivo que o glicólico, possuindo grande quantidade de vitamina A. Cremes com essa característica são indicados para pessoas acima dos 45 anos.
Essa substância não só aumenta a síntese de colágeno, como reduz a espessura da pele e ainda realiza o clareamento dela.
Como atuam na pele?
O ácido glicólico possui ação antioxidante e, dessa forma, desacelera o envelhecimento cutâneo e também aumenta a formação de colágeno.
Oferece a função de um poderoso esfoliante, indicado para peles mais resistentes e claras.
Já o ácido retinoico atua especificamente em células da pele, diferentemente de outras substâncias e, por isso, é considerado pelos cientistas como o mais promissor produto para o tratamento do envelhecimento.
Quais são os benefícios?
Os benefícios dos cremes anti-idade são muitos, como, por exemplo:
- redução das cicatrizes e linhas de expressão;
- esfoliação da pele;
- estímulo da produção de colágeno;
- aumento da absorção de outros produtos.
Não podemos esquecer que existem outros fatores que contribuem para o envelhecimento.
Por exemplo, o fato de se expor ao sol para conquistar uma pele bronzeada é um deles. Já a má alimentação é outro fator fundamental, pois libera radicais livres no organismo, os quais envelhecem a pele.
Você já faz uso de cremes anti-idade e antioxidantes? Conte pra gente como está sendo a sua experiência e se realmente está percebendo resultados!