Substância presente nos peixes e em produtos vegetais como as nozes, os benefícios do ômega 3 geram proteção contra uma série de doenças, sendo elas vasculares, autoimunes e outras.
Considerado uma gordura boa, ele ajuda a regular diversas funções do corpo, permitindo uma maior qualidade de vida. O ômega 3 não é produzido pelo corpo humano, o que significa que deve ser buscado em fontes da natureza. Atualmente, também é possível encontrar a substância em formato de cápsulas gelatinosas o que permite a sua ingestão de forma mais prática e rápida.
Separamos tudo o que você precisa saber sobre o ômega 3: o que é, seus principais benefícios e onde buscar essa importante substância. Confira!
Que tipo de gordura é o ômega 3?
Primeiramente, é preciso compreender que os ácidos graxos, componentes que formam as gorduras, são classificados em:
- saturados;
- monoinsaturados;
- poli-insaturados.
As gorduras saturadas devem ser consumidas com cautela, pois estão diretamente ligadas à obesidade, ao aumento do colesterol ruim (LDL) e aos problemas do coração. Sorvetes, biscoitos, cortes gordos de carne vermelha, bacon, queijos amarelos, alimentos processados e frituras de uma forma geral são exemplos onde essas gorduras são encontradas.
Já as gorduras insaturadas são benéficas e fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O ômega 3, por sua vez, é um ácido graxo poli-insaturado, portanto, deve ser consumido frequentemente.
Quais são os benefícios do ômega 3?
O ômega 3 possui uma série de benefícios que auxiliam sistemas diferentes do corpo. Do coração à saúde mental, o ômega 3 pode fazer toda a diferença na saúde. Conheça suas principais funções!
Promove a saúde cardiovascular
Já é de conhecimento da comunidade médica que o ômega 3 auxilia na estabilização dos batimentos cardíacos, diminuindo assim o risco de arritmias. Além disso, seu consumo promove a melhora do fluxo sanguíneo e o não acúmulo de coágulos nas artérias, ajudando no controle da pressão arterial.

Melhora o desempenho cognitivo
O ácido graxo ômega 3 é parte integrante da bainha de mielina, uma capa de tecido adiposo que tem a função de proteger as células nervosas, incluindo os neurônios. O bom desempenho cognitivo e a atividade cerebral como um todo dependem dessa “película de proteção”.
O ômega 3 também favorece a oxigenação e o aporte de nutrientes, o que reduz o risco de um AVC, por exemplo.
Controla os níveis de colesterol
Outro benefício bastante relevante é que o ômega 3 age na química do sangue, promovendo a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e o aumento das taxas do colesterol bom (HDL).

Um LDL elevado pode contribuir para complicações como o infarto e o derrame cerebral, nos quais incidem em sérios riscos de morte. Esse é um dos principais benefícios do ômega 3, e também um dos primeiros a serem descobertos pela ciência, o que o tornou tão popular nas recomendações médicas.
Preserva a visão
O ômega 3 é muito importante para quem deseja manter a saúde ocular em dia. A substância possui efeito protetor da retina, diminuindo as chances de contrair DMRI, a degeneração macular relacionada à idade.
O ácido graxo protege os vasos sanguíneos que irrigam os olhos, o que protege e umidifica a região. Além da DMRI, essa proteção também diminui as chances de desenvolver a síndrome do olho seco.
Possui propriedades antidepressivas
Além de auxiliar na melhora da saúde física, o ômega 3 pode ser uma aliado na busca por uma saúde mental de maior qualidade. Graças à sua ação anti-inflamatória, ele auxilia a equilibrar a produção cerebral de substâncias cerebrais relacionadas a esses males.
O ômega 3 possui propriedades que auxiliam a saúde mental e física.
Tem ação anti-inflamatória
Processos inflamatórios estão ligados a diversas condições e doenças, como espondilite anquilosante e miocardite. Por mais que seja algo importante para que o corpo combata males como infecções, inflamações por tempos prolongados trazem consequências sérias para a saúde.
O ômega 3 auxilia no controle da produção de prostaglandinas, substâncias parecidas com hormônios que geram a inflamação. Com isso, portadores de doenças inflamatórias são beneficiados com a substância, além de prevenir novas inflamações no corpo.
Alivia da artrite
Doença crônica conhecida pela inflamação das articulações, a artrite reumatoide é uma doença sem cura que pode gerar dores intensas e constantes. Para quem é portador dela, encontra no ômega 3 uma forma de aliviar as dores, visto que suas propriedades anti-inflamatórias atacam sua maior consequência.
O ômega 3 pode aliviar sintomas da artrite reumatoide, como dores e rigidez.
Controla a diabetes
O ômega 3 também aumenta os níveis de adiponectina no sangue. Na prática, essa substância age diretamente na melhora da sensibilidade do organismo à insulina, o que auxilia no controle da diabetes.
Como tomar ômega 3?
O ômega 3 é uma substância essencial, o que significa que não é produzido pelo corpo humano. Essa característica faz com que seja preciso procurar a gordura em fontes alternativas, como pela alimentação.
Fontes naturais
A principal fonte de ômega 3 natural é o óleo de peixe gordo, como o salmão. Porém, quem é vegetariano ou vegano também pode procurar a substância em alimentos de origens vegetais, como as nozes, o azeite de oliva e sementes de linhaça.
Confira uma lista das principais fontes naturais de ômega 3:
- Sardinha;
- Atum;
- Salmão;
- Cavalinha;
- Anchova;
- Azeite de oliva;
- Nozes;
- Sementes de linhaça;
- Sementes de chia;
- Ovos.
Suplementação
Para quem não consegue incluir esses alimentos na rotina, a solução é procurar por suplementos de ômega 3. Produtos de qualidade contam com componentes ótimos, normalmente encontrados em formato de cápsulas gelatinosas.
Antes de consumir qualquer tipo de suplemento, é interessante conversar com um médico de sua confiança e que acompanha a sua saúde. Dessa forma, você poderá escolher o melhor produto, de acordo com a sua necessidade individual.
A Drogaria Feita pra VC conta com uma seleção de suplementos de ômega 3 que irão te ajudar a obter essa importante substância.