Aprenda como medir a pressão com o SMART
Aparelho de pressão Smart – Muito se ouve falar sobre como manter estável é algo importante para o coração. Mas você sabe o que pressão arterial? Ela é a “força” que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos: quanto maior o volume sanguíneo bombeado pelo coração, maior será o índice.
É por meio dessas informações que conseguimos perceber como o nosso sistema cardíaco está. Por isso, medir a pressão é tão importante.
E já que esse é um hábito que deve ser cultivado, vamos te explicar agora tudo o que você precisa saber para medir a sua pressão arterial ― e também a das pessoas que estão próximas a você. Confira!
Os números da pressão
Primeiramente, devemos explicar que existem duas a serem analisadas: a sistólica e a diastólica.
A sístole é a pressão máxima, o momento em que o músculo cardíaco está contraído, mais especificamente o ventrículo esquerdo, e realiza a ejeção do sangue através da aorta para todo o corpo. Já a diástole nos informa a pressão mínima, quando o coração relaxa entre as contrações.
Cada um tem uma pressão sanguínea com a qual o nosso corpo funciona bem. Ela costuma variar ao longo do dia e de acordo com a nossa posição. Por exemplo, ela costuma ser diferente quando estamos deitados em comparação a quando estamos de pé.
O valor considerado parâmetro para diferenciar uma pressão alta ou baixa é de sístole, ou seja, a máxima de 120 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínima de 80 mmHg. Qualquer semelhança não é mera coincidência com os famosos 12/8: essa é a forma popular para se chamar os 120/80 mmHg.
Como medir a pressão arterial
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a pressão, podemos falar sobre a forma correta de mensurar os seus valores.
O ideal é que o indivíduo esteja sentado em uma cadeira ou poltrona com apoio para o braço esquerdo, que deve ficar na altura do tórax, logo abaixo da linha do peitoral e início do abdome. Veja os próximos passos:
- posicione a braçadeira cerca de 2 a 3 centímetros acima do cotovelo, de forma que o fio fique por cima do braço;
- o antebraço deve ficar apoiado e com as palmas das mãos voltadas para cima;
- com a válvula fechada, infle a braçadeira até o esfigmomanômetro atingir 180 mmHg;
- libere a válvula lentamente e coloque o estetoscópio em um ponto onde a pulsação possa ser ouvida (no pulso ou na dobra do braço).
A primeira passagem do sangue, a mais forte, representa a sístole. Você deve observar por onde o ponteiro passa nesse momento. Acompanhe os batimentos até o último, que será a diástole.
Como utilizar o aparelho de pressão SMART
A forma de medir explicada acima foi com o uso de um aparelho tradicional. O SMART é um aparelho digital de medição, muito mais fácil de ser utilizado.
A preparação é a mesma: a pessoa deve estar com o braço esquerdo apoiado na altura do tórax, com a palma da mão virada para cima. A braçadeira deve ser posicionada no mesmo lugar.
Em seguida, basta apertar o botão “ligar” do aparelho: o resto é por conta dele. A braçadeira será inflada e desinflada no momento certo e, no final, mostrará, no monitor de pressão, a sístole, a diástole e a frequência cardíaca.
Viu como medir a pressão pode ser bem simples? Saiba também um pouco mais sobre a hipertensão: o que é, como prevenir e a forma de tratamento!
Gostou desse artigo? Então siga-nos no Facebook e no Instagram para conferir mais assuntos interessantes como esse!