Medicamento homeopático: o que é e quais seus benefícios para a saúde?
Muitas pessoas experimentam medicamentos homeopáticos e os consideram mais eficazes que os remédios convencionais. No post de hoje, vamos aprender o que é homeopatia e os benefícios que essa medicina alternativa pode proporcionar. Confira!
Embora a medicina alopática, ou tradicional, seja a mais praticada no Ocidente, ela não é a única que existe e que traz resultados positivos. Como alternativa à medicina tradicional temos a homeopatia, a qual cada vez mais pessoas aderem.
O que é a homeopatia?
Durante muito tempo, a homeopatia foi considerada uma terapia alternativa com bases místicas, mas na verdade ela se trata de uma medicina que visa à cura do corpo de uma maneira global. A homeopatia não pretende apenas curar a doença ou tratar os sintomas, mas recobrar o equilíbrio orgânico do paciente.
Assim, com o uso do medicamento homeopático, o paciente faz um tratamento completo e suave, que vai curar a doença sem agredir o organismo ― sem causar efeitos colaterais ― e que proporcionará a melhora da imunidade.
Quais as diferenças entre a homeopatia e a medicina tradicional?
Tanto a medicina tradicional como a homeopatia tratam doenças, porém a diferença entre elas está no método de abordagem e no tratamento propriamente dito.
Na medicina tradicional, o paciente é tratado visando a extinguir o mal que apresenta. Trata-se a doença e seus sintomas como foco. Na homeopatia, o médico homeopata vai buscar a raiz do problema, o que ocasionou aquele sintoma ou doença, e vai tratar essa fonte.
Assim, a homeopatia vê o paciente e o trata como todo e não apenas em partes isoladas, buscando restabelecer o equilíbrio do corpo.
O que é um medicamento homeopático?
O medicamento homeopático é fabricado com substâncias extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses pequenas do princípio ativo, que ingeridas com certa constância, restabelecem o equilíbrio orgânico.
Dessa forma, o medicamento homeopático traz menos impactos negativos para o corpo, e não ocasiona os efeitos colaterais do medicamento tradicional, que costuma tratar um problema e provocar outros, como os anti-inflamatórios, que agridem o trato gastrointestinal.
O medicamento homeopático faz efeito rapidamente, e sua grande vantagem é que pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade. É indicado, inclusive, para idosos e bebês, em razão de não oferecer riscos quando utilizado segundo a dose indicada pelo médico homeopata. Além disso, seu valor é menor em comparação aos medicamentos tradicionais.
Para que serve a homeopatia?
O tratamento homeopático é indicado para diversos problemas de saúde, tanto a orgânica como a psicológica. Geralmente o medicamento é indicado para tratar doenças ginecológicas, respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e para aumentar a imunidade.
Os tratamentos homeopáticos podem ser aliados aos tratamentos convencionais e, em alguns casos, substituí-los. Porém, não é indicado fazer essa substituição por conta própria, em especial nos casos de doenças graves.
É sempre necessário seguir as indicações do especialista. Mesmo para tratar-se com o medicamento homeopático, convém consultar um médico homeopata. Afinal, embora se trate de uma medicina de menor risco, é preciso que o especialista faça a avaliação do paciente para indicar o tratamento mais seguro e eficaz para cada caso.
Quais são os benefícios de se aderir à homeopatia?
Ao optar pela homeopatia, você pode alcançar benefícios como:
- Restabelecimento do equilíbrio orgânico;
- Redução de efeitos colaterais;
- Relação mais estreita entre médico e paciente;
- Redução da agressividade do tratamento;
- Prevenção de novas doenças ou sua reincidência;
- Redução de gastos com o tratamento.
A homeopatia, como vimos, é uma alternativa segura e saudável para quem busca por mais qualidade de vida para si mesmo e sua família.
E aí, gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite pra contar pra gente se você já utilizou algum medicamento homeopático e como foi essa experiência.