medicamentos

COVID-19: tipos de máscaras de proteção respiratória

tipos de mascaras de protecao respiratoria contra covid 19

A pandemia do novo coronavírus causou um alto nível de preocupação com a saúde, e a melhor maneira de se prevenir é seguindo as recomendações de órgãos renomados, como a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde.

Além de lavar frequentemente as mãos, sair de casa apenas quando necessário e prestar a atenção na desinfecção de superfícies e de roupas, é preciso que equipamentos de proteção individual sejam usados, mas nem todos os tipos de máscaras de proteção respiratória são recomendadas para o público geral.

Separamos as máscaras contra COVID-19 e a recomendação para cada modelo, assim como uma explicação de como elas agem. Continue a leitura para conferir!

Como as máscaras de proteção respiratória agem?

O objetivo das máscaras de proteção respiratória é criar uma barreira física entre as vias respiratórias, a boca e o ambiente. As máscaras profissionais, as cirúrgicas, são produzidas com o maior cuidado para evitar a disseminação de gotículas de aerossóis provenientes do nariz e da boca, enquanto as soluções caseiras buscam criar essa barreira com tecidos grossos.

O uso rotineiro de máscaras por pessoas que não são profissionais da área da saúde não é nenhuma novidade. Em alguns países, principalmente no leste asiático, é comum encontrar pessoas nas ruas utilizando o equipamento. Além disso, é uma cena normal encontrar passageiros com diferentes tipos de máscaras de proteção respiratória em aeroportos e voos, principalmente internacionais.

mascaras de protecao respiratoria em aeroportos
O uso da máscara no dia a dia já era uma realidade em diversos países.

Muitos pensam que essas máscaras são utilizadas apenas para proteger o usuário, mas sua função não para por aí. Quem as usam também protegem as pessoas em sua volta, diminuindo a chance de infectá-las.

Em outras pandemias, como a de H1N1, o uso de máscara também foi recomendado para trabalhadores e usuários de serviços que promoviam aglomerações, como aeroportos.

Máscara caseira

O interesse súbito e fora de controle por alguns itens no início da pandemia causou escassez de produtos, como álcool em gel e as máscaras de proteção respiratórias descartáveis. Agora, governos e autoridades alertam para a necessidade de priorizar esses materiais para os sistemas de saúde e pedem que o público em geral utilize outras formas de proteção.

Diversos países, incluindo o Brasil, recomendam o uso de máscaras de proteção individual caseiras por todas as pessoas que precisem sair de casa – sendo obrigatório utilizá-las em diversas cidades A OMS e outros órgãos reconhecem a alternativa, mas deixam claro que é preciso pesquisar melhor sobre a eficácia da medida.

mascaras de protecao respiratoria caseiras feitas de tecido
Máscaras de proteção respiratórias caseiras começam a ser recomendadas por líderes governamentais.

Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), afirmou, no no dia 7 de abril, em conferência virtual, que “não temos evidências científicas fortes de que isso terá um papel importante na redução da velocidade de transmissão. Porém, em algumas semanas, com muitos países fazendo esse tipo de recomendação, poderemos ter estudos para mostrar qual o efeito dessas medidas”.

Como fazer máscara de proteção

Para te ajudar a fazer sua máscara contra o novo coronavírus, reproduziremos o tutorial divulgado pelo Ministério da Saúde e indicaremos alguns vídeos com instruções.

Antes de começar, é muito importante frisar: as máscaras são para uso individual, e não devem ser compartilhadas. Mesmo depois de limpas, reserve unidades diferentes para cada um da família.

É possível fazer a máscara caseira utilizando tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhada e higienizada corretamente. Ela deve ser feita com duas camadas de proteção, e podem ser usados retalhos e até peças de roupas. Confira como fica o recorte do tecido em uma camiseta, em ilustração criada pelo Ministério da Saúde:

mascara de protecao respiratoria modelagem
Recomendação de modelagem do Ministério da Saúde. Fonte: Divulgação/MinSaúde

Utilize elásticos ou tiras de tecido para amarrar a máscara na nuca e acima das orelhas, mantendo o equipamento preso e seguro.

Se você deseja fazer uma máscara mais detalhada, porém não tem habilidades de costura, vale a pena conferir o tutorial criado pelo canal Amélia Requintada Artesanato DIY. No vídeo, é utilizado tecido de algodão de 36 cm x 25 cm, cola para tecido, tiras de elástico e um ferro de passar roupa.

Caso você ou alguém da sua família tenha uma máquina de costura, vale conhecer o tutorial da Bia Feltz:

Diversos ateliês e artesãos locais estão produzindo e comercializando máscaras de tecido, então vale procurar por iniciativas perto de você. Muitas delas também revertem todo ou parte do lucro para campanhas contra a COVID-19.

Cuidados recomendados

É extremamente importante lembrar que apenas o uso da máscara de proteção respiratória não é suficiente para se prevenir contra o novo coronavírus.

Lavar as mãos frequentemente, principalmente ao chegar em casa, é essencial. Não basta ser de qualquer jeito – a higienização correta deve levar pelo menos 20 segundos e alcançar todas as partes das mãos. Confira abaixo:

Fonte: Reprodução / Grupo Leforte

A máscara caseira só pode ser usada por duas horas ou até ficar úmida, depois disso, é preciso trocar. Dessa forma, é recomendado que cada pessoa tenha mais de uma máscara, saindo de casa com uma reserva em uma sacolinha limpa.

Leve uma sacola para guardar a máscara suja. Ao chegar em casa, lave-a com água e sabão ou coloque-a de molho na água sanitária por 30 minutos. Deixe secar completamente antes de usar novamente.

Mesmo com essa proteção, fique em casa sempre que for possível. Se seu escritório liberou o trabalho remoto, aproveite a oportunidade, e espace mais as visitas a farmácias e supermercados.

Máscaras profisxsionais

Existem diversos tipos de máscaras de proteção respiratória voltadas para o uso profissional ou doméstico (em outras situações). Elas seguem padrões criados por órgãos regulamentadores de países e regiões, como União Europeia e Estados Unidos, que as separam de acordo com porcentagem e tipo de material filtrado (partículas no ar, gases, óleos, líquidos, etc),

As máscaras cirúrgicas descartáveis devem ser reservadas para pacientes e profissionais do sistema de saúde, para que não falte para quem mais precisa. O momento pede solidariedade de todos.

mascaras de protecao respiratoria n95 para profissionais de saude
No momento de pandemia, as máscaras profissionais devem ser prioritariamente destinadas aos sistemas de saúde público e privado.

Para esses grupos, a OMS recomenda a utilização de respiradores que seguem o modelo N95. Esse é o padrão criado pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (Niosh) e indica que o produto filtra pelo menos 95% das partículas transportadas pelo ar. Ele é funcionalmente equivalente às máscaras que seguem o padrão FFP2, da União Europeia, e KN95, da China.

Quando devo usar máscara de proteção?

Atualmente, o governo brasileiro recomenda o uso da máscara de proteção caseira para pessoas sem sintomas do coronavírus, sempre que saírem de casa. Quem apresentá-los deve ficar em casa, em isolamento, e procurar o sistema de saúde caso os sintomas se agravem. Siga as regras de tempo de uso (2 horas ou até ficar úmida) e sempre higienize após utilizar!

A Drogaria Feita pra VC conta com uma newsletter semanal que leva dicas de saúde, informações e ofertas para o seu e-mail. Para participar, basta assinar o formulário abaixo!

 


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *