Sem muito tempo para cuidar da sua saúde? Nada mais comum nos dias de hoje. Entretanto, ao relaxarmos demais, podemos desenvolver doenças graves, como a diabetes, apenas com sedentarismo e hábitos alimentares ruins. Conhecer, por exemplo, quais os tipos de diabetes é o primeiro passo para a prevenção dessa doença.
É possível prevenir essas doenças apenas modificando sua alimentação e aplicando uma rotina mais saudável. Afinal, a prevenção é, de fato, o melhor remédio para combater a diabetes.
Quer saber mais sobre a doença, os seus tipos e quais as melhores maneiras de prevenção da diabetes? Continue a leitura para tirar todas as dúvidas sobre o tema e melhorar a sua saúde e da sua família o mais rápido possível!
O que é a diabetes?
A diabetes é um grupo de doenças que acarreta um aumento de glicose (açúcar) no sangue. Por diferentes motivos, as células do nosso corpo se tornam resistentes ao efeito da insulina, hormônio produzido no pâncreas.
A função da insulina, portanto, é permitir que o açúcar penetre nas células e se transforme em fonte de energia. Ou seja, quando esse hormônio não existe ou não atua da maneira correta, a glicose vai se acumular no sangue, causando a doença.
Quais os tipos de diabetes?
A doença ocorre por diferentes razões e, por isso, é importante conhecer quais os tipos de diabetes. Para ajudar você a entender melhor cada um desses estágios, listamos as principais características. Confira!
Diabetes tipo 1
Por conta de um defeito no sistema imunológico, o pâncreas não gera insulina em quantidade suficiente. Os anticorpos agem contra as células que produzem o hormônio e causam a diabetes tipo 1, que atinge entre 5% e 10% dos portadores da doença.
Pré-diabetes
Esse é um estado de alerta para o paciente que tem potencial para desenvolver a doença. A pré-diabetes é o estágio que atinge quem não está saudável, mas ainda não chegou ao tipo 2.
Diabetes tipo 2
Enquanto o paciente do diabetes tipo 1 não produz insulina, pessoas com diabetes tipo 2 produzem, mas o corpo cria uma resistência e não a utiliza corretamente. Ou mesmo, não fornece a insulina em quantidade suficiente e o açúcar acaba se acumulando no sangue.
Diabetes gestacional
Durante a gravidez, a placenta passa a reduzir a ação da insulina, enquanto o pâncreas tenta equilibrar o nível de glicose no sangue com produção extra de hormônio. Contudo, isso não ocorre sempre e o açúcar pode se acumular no sangue. Portanto, é fundamental acompanhar regularmente os níveis de glicose durante a gestação.
Quais cuidados ajudam na prevenção?
O diferencial para a prevenção da diabetes é, sem dúvidas, uma rotina mais saudável em todas as frentes, da alimentação até a prática de exercícios. De acordo com o Ministério da Saúde, algumas práticas são muito importantes, principalmente manter o peso controlado e realizar atividades físicas regularmente.
Além disso, reduzir o consumo de álcool, açúcar e gorduras também é um diferencial, especialmente com uma dieta repleta de verduras, legumes, frutas e alimentos mais saudáveis.
Como vimos, existem diferentes tipos de causas e diabetes, porém, no caso do tipo 2, por exemplo, é possível prevenir a aparição da doença com uma dieta equilibrada e saudável. A prevenção é, sem dúvidas, a melhor solução para esse tipo de problema de saúde.
Agora que você já entendeu melhor quais os tipos de diabetes e os cuidados que ajudam na prevenção da doença, que tal receber mais artigos úteis como este? Então, é só assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos em primeira mão!