Conheça os tipos de tratamento para queda de cabelo
Você sabia que, atualmente, o mercado já oferece uma grande variedade de formas de tratamento para queda de cabelo? A perda ou enfraquecimento dos fios é uma condição natural da idade, mas também pode ser ocasionada por funções hormonais.
Os motivos para isso acontecer também estão ligados a alimentação inadequada, doenças autoimunes, tabagismo, depressão, estresse ou até genética. Por esse motivo, é necessário consultar um especialista e investigar as principais causas para a condição antes mesmo de iniciar qualquer método.
Dito isso, alguns cuidados devem ser tomados em casa ou com medicações de fácil acesso. Se você precisa manter a aparência desejada e quer o reparo dos cabelos de maneira simples, continue a leitura para fazer isso do jeito certo!
Quais motivos levam à queda de cabelo?
Tão importante quanto os tratamentos para a queda de cabelo é compreender como evitar que isso aconteça — afinal, ninguém quer uma má aparência dos fios, certo? Então, antes de conhecer os melhores tratamentos, entenda abaixo por que você pode estar perdendo cabelos.
Vitaminas
A falta de ferro e Vitamina B pode, em muitas situações, contribuir com a falha. A partir de exames que identifiquem a ausência desses componentes em seu organismo, um médico dermatologista pode confirmar se esse é o seu quadro.
Além da falta dessas vitaminas, o seu excesso também pode prejudicar o bom crescimento dos fios. Por isso, as consultas e exames antes de iniciar algum tratamento (ainda mais com medicamentos) se faz essencial.
A Vitamina C também é grande aliada para deixar os fios saudáveis como devem ser, uma vez que estimula a produção de colágeno — que, por sua vez, faz com que cabelos e unhas cresçam de maneira saudável. Você encontra essa vitamina em frutas cítricas, pimentão, goiaba, açaí, morango e kiwi, além de estar presente em vegetais de folhas escuras, como a couve.
Estresse
Antes de iniciar um tratamento para queda de cabelo, vale investigar se o motivo dessa perda não é por estresse ou algum problema psicológico. Isso pode acontecer após algum evento que deixou você muito estressado ou algum trauma recente. Portanto, lembre-se de fazer uma avaliação médica para confirmar.
Calvície
Uma condição hereditária que pode estar acelerando a perda dos fios é a calvície. Aqui, vale a investigação de como isso vem acontecendo na sua família e procurar um médico para melhor orientação de como agir.
Quais os tipos de tratamento para queda de cabelo?
Depois de saber com exatidão qual é o seu caso, começa a parte trabalhosa do processo: o tratamento. Por isso, elencamos abaixo alguns dos produtos mais eficazes para as mais diferentes situações para que você possa escolher seu procedimento com sabedoria. Leia abaixo!
Óleo essencial de alecrim e hortelã
Os óleos essenciais são ótimas opções no tratamento da queda de cabelo, pois suas combinações naturais fortalecem, nutrem e auxiliam em vários aspectos da saúde capilar, como a caspa.
A mistura de alecrim e hortelã é repleta de antioxidantes e serve para eliminar os radicais livres (aqueles responsáveis pela perda). Sua ação fortalece o fio ao estimular a circulação do couro cabeludo.
Além disso, o óleo de hortelã é ótimo para reduzir a oleosidade do cabelo, conferindo uma aparência mais saudável a ele.
Você vai precisar de:
- uma colher de sopa de óleo vegetal;
- 3 gotas de óleo de hortelã;
- 3 gotas de óleo de alecrim.
Basta misturar todos os ingredientes e passar no couro cabeludo, massageando com movimentos leves. Deixe o produto descansando por uma hora e, depois, basta lavar o cabelo normalmente.
Vinagre de maçã e óleo essencial de sálvia
O vinagre de maçã também é indicado no tratamento para queda de cabelo, você sabia? Sua composição ajuda a regular o PH capilar, reduzindo a caspa e fortalecendo os fios. Sua composição rica em aminoácidos, minerais, vitaminas e ácidos orgânicos também auxiliam no frizz.
Você vai precisar de:
- 300 ml de água filtrada;
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
- 3 gotas de óleo essencial de Sálvia.
Misture todos os ingredientes e, ainda no banho e após a lavagem cotidiana, borrife-o sobre a cabeça, massageie e enxágue em seguida.
Máscara fortalecedora de abacate
Uma mistura que deixa o cabelo saudável e forte é a máscara de abacate. A base desse tratamento para queda de cabelo é rica em nutrientes e vitaminas, ajudando no fortalecimento dos fios por conta da gordura boa presente no abacate.
Você vai precisar de:
- ½ abacate;
- 4 gotas de óleo essencial de alecrim;
- 4 gotas de óleo essencial de hortelã;
- 1 gema de ovo;
- 1 tampinha de Bepantol;
- 1 colher de extrato de aloe vera (ou óleo da própria babosa);
- 1 colher de sopa de óleo vegetal.
Comece a máscara batendo o abacate e a gema de ovo em um mixer ou liquidificador. Depois, misture os demais ingredientes nessa pasta e mexa com uma colher ou espátula. Pronto! Agora, basta passar no couro cabeludo, deixar agir por 30 minutos e lave normalmente. Use uma touca para garantir que o produto não escorra.
Repita o uso pelo menos uma vez por semana durante o período de tratamento. Quando notar que o cabelo já está mais forte, você pode reduzir o seu uso para uma vez ao mês.
Imecap Hair
O Imecap Hair é um suplemento composto de vitaminas e minerais que auxiliam no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Suas cápsulas podem ser encontrados em farmácias e drogarias — muito embora ele não seja considerado um medicamento, mas sim um nutricosmético.
Não deixe de consultar um médico para verificar a causa da sua perda e, se necessário, fazer uso dele. Em caso positivo, você poderá intensificar o tratamento para queda de cabelo utilizando o shampoo e condicionador além dos comprimidos.
Pantogar
Um suplemento alimentar muito recomendado pelos médicos, que ajuda no crescimento de cabelos e unhas, é o Pantogar. Assim como o Imecap Hair, ele promete fortalecimento a partir de um cuidado em cápsulas.
Se os seus cabelos estão frágeis, quebradiços ou finos, essa tende a ser uma boa opção de cuidado. Ele possui cálcio e vitaminas necessárias no tratamento, que leva de 3 a 6 meses para atingir resultados duradouros.
Esse remédio também pode ser feito com os mesmos componentes do original em farmácias de manipulação. No entanto, assim como outros medicamentos, possui efeitos colaterais e deve ser recomendado por um especialista.
Antes de iniciar qualquer tratamento para queda de cabelo, é muito importante consultar um médico dermatologista para saber os cuidados que devem ser tomados, incluindo aí possíveis restrições a ingredientes caseiros e produtos disponíveis em drogarias. Se estiver tudo em ordem, é só decidir pelo tratamento que mais te agrada e colocar a mão na massa!
E não pense que encontrar esses produtos será uma tarefa difícil: os nutricosméticos estão disponíveis no mercado a preços bem acessíveis — inclusive aqui na Drogaria Feita pra VC! Veja nossa oferta para o Imecap Hair e comece hoje mesmo a mudar sua realidade capilar. Até lá!